Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

sábado, 25 de abril de 2009

Go Ninjas, Go Ninjas, Go!

COWABUNGA GALERA! (esse foi melhorzinho por que é temático!)

Tive uma agradável surpresa, vendo nos sites de quadrinhos: as Tartarugas Ninja completaram 25 anos essa semana!!!

Como tenho 25 (ou seja, os quelônios surgiram no mesmo ano em que nasci!!!) resolvi escrever esse artigo, relatando a trajetória da história de ninja mais original já criada (não, nada de garotos-ninja com roupa de gari).

O começo

No ano de 1984 (nossa, que achado!) os fanzineiros (sim, FANZINEIROS!) Peter Laird e Kevin Eastman estavam em um bar quando, em uma brincadeira, desenharam uma tartaruga com um nunchaku. Vendo que a idéia era boa, e com dinheiro emprestado pelo tio de Eastman, lançaram de forma independente e com tiragem de 3000 revistas em formato extra-grande a HQ de Teenage Mutant Ninja Turtles, HQ única que alavancou o sucesso dos ninjas por mais de 10 anos consecutivos (na verdade tem coisa sendo feita até hoje- o que é um marco para as Hqs- ou qualquer outra coisa- feita nos anos 80).

Origem

Aqui começa o diferencial das Hqs das Tartarugas Ninja: após um jovem salvar um idoso cego de ser atropelado por um caminhão com produtos químicos (Demolidor? Alguém disse Demolidor?), um dos cilindros cai no esgoto, junto com quatro filhotes de tartaruga.
O cilindro tóxico se rompe, atingindo-as com um líquido verde brilhante (e gosmento), e um rato que as recolheu. O roedor era mascote de hamato Yoshi, um ninja exilado nos EUA pelo Clã do Pé e começo a treinar as tartarugas (!) enquanto sofriam uma mutação que as fizeram andar sobre as duas pernas traseiras e até a falar (e o rato também).
Com o treinamento, as tartarugas começaram a agir como vigilantes em Nova York e, o rato, denominado Splinter, batiza os quatro ninjas baseados em um livro Renascentista (!! )que achara. São elas:

Leonardo: o líder do grupo. Armado com duas katanas, é um exímio e honrado ninja. Disciplinado, tem muitas dificuldades em lidar com os restante de seus irmãos, especialmente o explosivo Rafael. É o substituto natural de Splinter;

Rafael: o briguento. Usa como arma um par de sais (aqueles “garfos ninja”). Muito forte, poderia ser melhor que Leonardo, mas sua fúria e indisciplina o afasta do caminho do guerreiro. Sempre questionando as ordens de Leonardo, Rafael é o lado anti-herói das tartarugas;

Michelangelo: o fanfarrão. Considerado o caçula dos quatro, Michelangelo é bem infantil e imaturo. Armado com dois nunchakus, gosta de skate e esportes radicais. Frequentemente sai as ruas vestindo um sobretudo e um chapéu- seu sonho é poder viver entre os humanos, sem ter que se esconder. Obviamente, é o alívio cômico das tartarugas;

Donatelo: o gênio. Armado com um bastão Bo, Donatelo é o segundo em comando (exato, é o Donatelo, não o Rafael). Gênio em informática, nos desenhos é o criador das parafernálias usadas pelos heróis. É muito calmo e sereno, apesar de muitas vezes ser parceiro de farras com Michelangelo.

Vários personagens interagem com os quelônios, entre eles April O'Neal, Casey Jones e muitos outros apareceram (principalmente nos desenhos dos anos 90, onde até USAGI YOJIMBO e os BATTLETOADS apareceram!).

Com o suscesso das Hqs, foram prduzidos séries animadas, quatro filmes (o último deles, TMNT, é totalmente em computação gráfica e mais condizente com os quadrinhos). Dúzias de jogos para video-game, para quase TODAS as gerações de consoles e centenas de brnquedos (sendo que a MELHOR DE TODAS, as Action Figures da Neca, foram “resenhadas” aqui no blog:http://gambiarrablog.blogspot.com/2008/12/tartarugas-ninja-neca-as-melhores.html)













Pensei em um artigo beeeem maior, mas acho que ele ficaria extenso (e cansativo) demais. Talvez eu faça mais matérias contando as diferentes mídias das tartarugas. Espero que gostem, e aguardo sugestões de novos artigos!!!




Por enquanto, fiquem com este PETARDO- VANILLA ICE!!!!

Reações: