Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tropa de Elite Mangá ??? Ops !!!

What's up, fucking nerds ??? A convite do amigo e criador do blog Diogo, serei mais um dos escrevinhadores aqui do Nerd Parad... ops, Gambiarra's Blog !!!

Meu primeiro post era pra ser uma bomba. Dias atrás, vi no excelente blog Maximum Cosmo ( http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/ ) a notica de um mangá sobre Tropa de Elite, que eu rapidamente mandei pro e-mail dos meus amigos nerds de plantão. Procurando informaçoes sobre o mangá, estranhamente não encontrei nada, nem sobre a editora, nem sobre o desenhista... Esse mangá existe mesmo ??

NÃO !!! Era tudo brincadeira de 1° de Abril, uma pegadinha do Malandro mesmo. Tudo foi desenhado pelo Alexander Lancaster e idealizado por Graveheart. E nós já xingando a quatro ventos que os japas estavam ganhando os trocos em cima de uma idéia nossa, e por que ninguém pensou nisso antes blá blá blá.

Então, fora essa pegadinha, não seria mesmo uma boa ideia ?? Apesar de gostar de herois americanos, fumettis, manhwas e afins, acho que transpor essas realidades para o quadrinho nacional quase sempre dão merda. O que seria um heroi brasileiro ? Blanka ? Um super cangaceiro ? Se eu visse um cara de ceroulas com um S no peito, acharia que era cosplay ou fugitivo do manicomio. Ok, temos bons exemplos de mangás (Holy Avenger) e comics nacionais (Cometa, Gralha. quem tiver outras dicas poste aí...), mas fora já vi pelo menos uns 30 outros trabalhos, em que aventureiros perambulavam por capitais brasileiras que mais pareciam Nova Yorke, ou samurais perambulando por um Japão tão historicamente bem retratado que o cenário me lembrava muito os ambientes das tiras do Chico Bento. Mas porra, tem muita coisa interessante por aqui pra tema de hq' não acham ?? Já vi ótimos trampos com temas regionais, mas ficam limitados a alguns nichos como os trabalhos de André Diniz ( http://www.nonaarte.com.br/ ) que no meio editorial podem ser bem conhecidos, mas pra galera que frequenta bancas de jornal (ou só lê scans) e convenções de anime, tanto faz como tanto fez. Os japoneses não fizeram o mangá da Tropa, mas fizeram http://www.michikotohatchin.com/ . Então dá pra ver que qualquer tema trabalhado de maneira profissional pode render uma boa história. Pesquisar referências, ler muito, experiências de vida, tudo pode ajudar. Emular um estilo é sempre o caminho mais fácil, mas nem sempre o resultado é digno de nota.

Certo, começou a ficar meio panfletário. Mas o post foi só pra dizer que qualquer um pode contar a história que quiser, mas para se destacar tem que fazer algo que nenhum outro fez. Por que alguém compraria a revista do Capitão Não Sei O Que, que defende a pequena cidade de Osascopólis, cheia de arranha-céus, aeroportos, telescópios, mega-laboratorios cientificos, corporações malignas, se posso ler Superman ou Batman ?? Mostrem algo que ninguém fez, nem que seja por curiosidade alguem vai ler.

Reações: