Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

domingo, 26 de julho de 2009

Maurício de Souza, 50 anos de HQ's

Quem praticamente não aprendeu a ler com esse cara ? Esse domingão 26/07 fui ao Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE, ver a exposição Maurício 50 Anos. E não é que me diverti ? Poderia falar aqui sobre a exposição e sobre o autor, mas falarei sobre as divagações que ela trouxe a tona sob meu nerdistico coração.

Ha muitos anos atrás, quando sai da infância e comecei a ler quadrinhos 'sérios' me perguntei: por que o Maurício de Souza só faz a Turma da Mônica ? Achava foda um cara viver sempre na mesma idéia, sempre no mesmo personagem décadas e mais décadas... Mas depois pensei e gritei: porra ! Se eu tivesse a idéia perfeita para um personagem, por que não trabalhar nela para sempre ? Não são assim os grandes quadrinhistas, digo aqueles que são desenhistas e roteiristas, cartunistas o que seja ?

Quem não quer ser lembrado por um personagem emblemático, ou mesmo uma galeria de personagens únicos, que só você poderia conceber ? Assim foi com Schultz, Hergé, Waterson, Disney e tantos outros. Podemos criar muita coisa em nossa vida desenhistica, mas para quem quer seguir uma linha mais autoral, o sonho é criar algo significativo que fique marcado nos anais da história (ui), e que faça a cabeça dos leitores anos a fio, cresça com eles.

Bem, mesmo que agora não leia nada do Maurício de Souza, reconheço a importância e a força deste quadrinhista no mercado nacional. E se for para seguir um exemplo, por que não o do mais bem sucedido ? Até nos mangás (?) a Turma se deu bem. Eu não li, mas sei que vende bem pra cacete. Agora até as animações 3D vão ter algo do cabra, e muito bem feito por sinal !
Havia visto uma noticia desta animação na Rolling Stone, mas acabei me esquecendo do projeto. A animação em computação gráfica terá 26 episódios de 11 minutos cada, e está sendo produzida pelo estúdio paulista Digital 21. Como disse o Maurício de Souza em uma entrevista "está digna de uma Pixar". E não é brincadeira.




Reações: