Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Mestre das Armas: Drama, Crescimento... e KUNG-FU!

Poucos são os filmes que te fazem pensar. Muito poucos ainda são os filmes de LUTA que nos fazem pensar.
Esse é um caso de extrema raridade. anunciado na época como o "último filme de kung-fu de Jet-Li", o Mestre das Armas (Fearless) é um filme que nos faz pensar e refletir sobre como a arrogância e espírito competitivo podem ser trágicos.

O Mestre das Armas conta a história de Huo Yuanja, rapaz asmático que após ver seu pai perder uma luta em plena china do final do século 19, fica determinado a nunca mais perder uma luta na vida.

Diferente dos filmes que vemos normalment, OMDA é baseado em fatos reais, sobre o criador de uma das escolas de wu-shu mais tradicionais de todo o mundo, a Jin wu (para quem não sabe, um dos filmes do Jet Li antigos, e também um dos mais famosos de Bruce-Lee, a Fúria do Dragão se não me engano, conta a história de um dos alunos dessa escola).
Yuanja é muito arrogante, pois considera-se invencível, adora uma luta e sempre as comemora bebendo., não escolhendo seus discípulos de forma rígida, podemos ver várias pessoas que conhcemos ao ver esse filme: gente talentosa, que é "adorada" por todos, arrogantes e que se acham superior a tudo.
Porém, durante uma fatídica luta, Yuanja descobre as consequências de querer vencer a qualquer custo. Quando a tragédia abate sua vida, ele parte em uma jornada, onde descobre que o importante não é ser o melhor e vencer acima de tudo, mas sim defender seus ideias e aquilo que acredita, pois "não escolhemos como nossas vidas começam, mas podemos escolher como terminam".

As cenas de ação ficaram a cargo do mesmo diretor de Matrix, Kill Bill e o Tigre e o Dragão e obviamente são MUITO bem executadas. Todos os lutadores (incluindos estrangeiros) são mestres em suas respectivas artes marciais, e é muito interessante ver o domínio ocidental na China do começo do século 20, que era chamada de "os doentes da Ásia".

Por mais ruim que este post tenha ficado, tive que fazê-lo para falar desse filme e do quanto ele é importante para mim. Sempre fui um cara avesso a competições (talvez por nunca ter sido muito bom em nada competitivo) e sempre fui cercado de pessoas que nunca souberam ganhar. Esse filme surgiu em um momento em que eu estava muito pensativo com relação a minha vida e os rumos a tomar, me ajudando até como inspiração para fazer meu exame de faixa de kung-fu, aonde passei com uma das melhores notas com menos de um mês de faixa.

O Mestre das armas fala sobre isso: disfarçado como um filme de kung-fu ele é um filme sobre a evolução e crescimento humano, que com certeza o fará refletir se estiver disposto a isso..












Informações Técnicas

Título no Brasil: O Mestre das Armas
Título Original: Huo Yuan Jia
País de Origem: China / Hong Kong / EUA
Gênero: Ação
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 16/02/2007
Site Oficial: www.jetlisfearless.comEstúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Ronny Yu

Reações: