Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

terça-feira, 13 de outubro de 2009

As Tartarugas Ninja: os filmes

Alguns dias depois, com a mesma roupa...

Fala pessoal!!! Meu Deus, quanto tempo se passou? Peço desculpas a todos, mas realmente as nossas vidas estão uma loucura: escola, trabalho, família.... Não vou prometer manter uma regularidade nos posts, mas vou tentar!
A um tempo atrás, fiz um post contando os primórdios das Tartarugas Ninja, série que gosto muito, e que anda tendo uma pequeno notoriedade na mídia nerd por causa de seu aniversário de 25 anos. Como prometi fazer mais artigos sobre os quelônios, fiquem hoje com o review dos quatro filmes d'As Tartarugas Ninja!

Teenage Mutant Ninja Turtles (1990)

As Tartarugas Ninja foi um dos filmes independentes mais lucrativos da história, custando US$13,5 milhões e rendendo mais de US$100 milhões.

Em uma Nova York violenta, apenas uma voz luta por aqueles que sofrem com constantes assaltos: a repórter do canal 6 April O'neal, que investiga os assaltos como algo além de fatos isolados- acredita que os crimes são realizados a mando do Clã do Pé, antigo clã de ninjas que estaria atuando em NY. Quando ela é atacada por alguns assaltantes, ela é salva pelos quelônios, mas ainda não se conhecem. Os ataques são liderados pelo Destruidor, o líder do clã do pé. Quando a repórter e os ninjas se conhcem, se unem ao vigilante casey Jones para salvar Nova York, e Splinter, que é sequestrado pelo inimigo de seu antigo dono.

Nesse filme é contada a origem das tartarugas, bem como o acontecido entre Splinter e Destruidor. As sequências de ação são muito boas, e diferente do que muitos falam, os atores vestidos como as tartarugas lutam MUITO. Apesar do filme ser bem antigo e difícil de se achar em DVD (quase impossível), não vou dar maiores spoilers, mas procurem por ele por que é diversão garantida!


Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze (1991)

Segundo filme dos quelônios, As Tartarugas Ninja 2- o Segredo de Ooze é bem divertido também... O Destruidor, que havia sido dado como morto no primeiro filme, retorna, e junto com ele, o Clã do Pé. Após terem suas casas destruídas, April e as tartarugas vivem juntos, mas é necessária uma nova mudança, e eles saem da casa da amiga de volta para os esgotos...
O interessante nesse filme é o aprofundamento nos motivos da origem das tartarugas: a revelação do ooze, material radiativo que as mutou, e como Destruidor o usa para dar poder a Tokah e Hazard (nem sei se é assim mesmo que escreve, desculpem...) dois filhotes de lobo e tartaruga-dragão (também não sei se são respectivamente esses nomes). O próprio Destruidor é banhado pelo líquido e se transforma no Super Destruidor, mas mais uma vez é derrotado pelos Quelônios Shinobi...
Seguindo a mesma linha do primeiro, ATNOSO é muito bom, mas um pouco mais infantil... Obviamente na rabeira do sucesso do primeiro filme e do desenho, foi necessária uma mudança nas atitudes dos personagens, mas a presença do personagem Kino (cujo ator é o famoso PEQUENO MESTRE- quem tem mais de 20 provavelmente se lembra), deixaram as lutas ainda mais eletrizantes... Talvez o único ponto fraco seja a presença do pseudo-rapper Vanilla Ice e seu impagável “Ninja Rap”, mas tudo bem... mais uma vez é diversão garantida!


Teenage Mutant Ninja Turtles III (1994)

O elo mais fraco de todos os filmes, ATN 3 peca por tentar desviar o foco das aventuras dos quelônios: sem Destruidor e com o Clã do Pé desmantelado, que inimigo poderia se opor aos Ninjas? A solução encontrada pelos roteiristas (em todos os filmes foram os próprios criadores das tartarugas quem o fizeram) foi levá-los até o Japão Feudal: teleportados por um artefato descoberto em sua nova casa, os quelônios se veêm em plena invasão inglesa ao japão, e são substituídos na terra atual por 4 samurais.
O filme é ainda mais infantil que o segundo, colocando Michellangelo, o alívio cômico e preferido das crianças como personagem principal, mas o resultado não é muito bom: apesar de ver as tartarugas com as famosas haramakis, as sequências de luta ficam mais infantis que no segundo filme, e as tartarugas quase não usam mais suas armas.
Uma pena, pois com essa temática era possível fazer algo muito interessante, como um crossover com Usagi Yojimbo...




Elenco




Judith Hoag... April O'Neil
Elias Koteas... Casey Jones
Josh Pais... Raphael
David Forman... Leonardo
Brian Tochi... Leonardo (voz)
Michaelan Sisti... Michaelangelo
Robbie Rist... Michaelangelo (voz)
Leif Tilden... Donatello
Corey Feldman... Donatello (voz)
James Saito... Shredder (Destruidor)





Dubladores brasileiros



April O'Neil -Rosa Maria Baroli
Casey Jones -Flavio Dias
Raphael -Tatá Guarnieri
Leonardo -Mauro Eduardo
Michaelangelo -Eduardo Camarão
Donatello -Wendell Bezerra
Mestre Splinter -Walter Breda
Shredder (Destruidor) -José Parisi Jr.
Pontas:Carlos Laranjeira,Francisco Bretas
Locutor:Nano Filho

Teenage Mutant Ninja Turtles- TMNT (2007)

Criado totalmente em computação gráfica, As Tartarugas Ninja, o Retorno, marca a volta dos quelônios as telas de cinema. Mais parecido com os quadrinhos, o filme conta como as tartarugas cresceram a idade adulta, sem Leonardo no comando (que foi enviado a um treinamento na América do Sul), Donatello trabalhando em telemarketing, Michellangeo em festas infantis e Rafael como um vigilante.
O milionário Max Winters contrata April (agora como uma espécie de Lara Croft sem peitões) para buscar várias estátuas de guerreiros lendários, teriam sido transformados em pedra por causa de uma maldição. O milionário é mais do que parece, e com o retorno de Leonardo, vários monstros aparecem em NY: é hora das tartarugas voltarem a ativa, mas para isso é necessário que voltem a ser uma equipe.
Esse filme é incrível, e a animação ajudou muito com os ãngulos de câmera e criar seuências de ações críveis para os personagens. Finalmente acontece a luta entre Rafael e Leonardo que viviam se estrenhando, além de mostrar o retorno do Clã do Pé e uma April sem o esterótipo de "donzela indefesa"...


Elenco
James Arnold Taylor: Leonardo
Mitchell Whitfield: Donatello
Nolan North: Raphael / Nightwatcher
Mikey Kelley: Michelangelo
Mako Iwamatsu: Splinter
Sarah Michelle Gellar: April O'Neil
Chris Evans: Casey Jones
Patrick Stewart: Max Winters
Zhang Ziyi: Karai
Kevin Michael Richardson: General Aquila
Paula Mattioli: General Serpiente
Fred Tatasciore: General Gato
Kevin Smith: Diner Cook
John DiMaggio: Colonel Santino
Laurence Fishburne: Narrador

E essa foi a segunda parte das tartarugas! Não prometo a próxima tão cedo, mas o mais provável é que seja sobre os games dos quelônios geneticamente mutáveis shinobi na puberdade!


Reações: