Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

terça-feira, 3 de maio de 2011

Thor e a Elitização dos Filmes de Super Heróis


Olá, meus queridos leitores do Gambiarra!

Domingo agora assisti ao filme do Thor, e como vocês irão conferir no review da Jéssica (ou não), gostamos MUITO DO FILME!

Porém, nos sites nerds por aí tenho visto algo que tem me incomodado muito: essa mania idiota de "elitizar"os filmes de super heróis: digo isso por conta de um único filme: BATMAN THE DARK KNIGHT.

Esse filme (que pra mim é uma das maiores adaptações de quadrinhos de todos os tempos) é maior benção e a maior maldição dos filmes de super heróis, pois a produção de Nolan mostrou que eles (os filmes) podem ser densos, sérios, pesados... Porém, no mesmo ano - e um pouco ofuscado pela produção da Warner- saiu Homem de Ferro...


O filme (que estreava o selo de filmes da Marvel) mostrou uma outra faceta do filme de super heróis: mostrou que tais filmes poderiam ser DIVERTIDOS sem serem IDIOTAS ( Batman & Robin?). Com a promessa de um filme dos Vingadores lançou-se a sequência, mantendo o nível, e continuando a pegada essa semana sai o filme do Deus do Trovão, colocando mais um degrau na escalada épica e ousada da Marvel em fazer um filme dos Vingadores...


O que vejo em blogs e twitts da vida - com a exceção de alguns aparentemente "vendidos" e dos chatos - são os colunistas esbanjando elogios ao filme, usando o mesmo termo ou similares: o filme DIVERTE, é sóbrio, bem construído... Mas o que leio nos comentários?

"Quando a Marvel fizer um Dark Knight a gente conversa!"

Aqui solto um belo e sonoro "OBJECTION!!!" (nunca joguei esse jogo, mas acho foda essa expressão o/): Que papo é esse??? O fato do filme não ser para maior de 18 anos e não seguir os moldes do Batman quer dizer que é ruim ou infantil?



Discordo total e completamente.


São coisas distintas, estilos distintos... Batman é um filme a parte, um filme mais para se mostrar um ponto de vista: O Caos contra a Ordem, e como um precisa do outro. Os filmes Marvel podem ser "rasos" em conceito em comparação ao Morcegão, mas não são RUINS por isso!

Me irrita essa tentativa de certos nerds em transformar o gênero de super heróis em algo "de elite", para "poucos privilegiados"... Estou cansado dessa mania de subestimar o público leigo, sendo que é esse público que faz a bilheteria! E me envergonha em admitir que eu era um desses nerds idiotas...



Funciona como o Heavy Metal: uma vez que é um nicho "marginalizado" os nerds tendem a pensar que o público leigo é "inferior", que nunca vai "apreciar a arte por trás dos quadrinhos"... Mas o que isso gera? MAIS preconceito e o amadorismo quase que irreversível - por isso que me incomoda demais nerds criticando filmes como os da Marvel por serem mais didáticos, que apresentam o personagem para quem não os conhece...

Poxa, o Homem de Ferro é conhecido pelo grande público agora, isso quer dizer que ele não presta mais? CLARO QUE NÃO!
Isso mobiliza a indústria, faz o público se interessar pelo personagem e conseqüentemente faz a indústria SOBREVIVER, sem (muitos) produtores sangue-sugas, que querem o dinheiro fácil em cima do pobre público que não tem muito acesso...



Claro, a qualidade deve permanecer, mas acredito que estamos bem amparados com a produções que estão por vir (sim, ESTOU CONTANDO Lanterna Verde e Conan).

Reações: