Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

sábado, 27 de agosto de 2011

Cinema: Lanterna Verde

Olá a tod@s. Depois de uma longa campanha de divulgação, de um hype maior até do que o terceiro Batman de Christopher Nolan, por fim saiu o esperado filme do Lanterna Verde. E a minha opinião? Bom, lamento dizer, mas... Deixou a desejar. Felizmente, em termos de ruindade não chega aos PÉS da Mulher-Gato da Halle Berry nem do Aço de Shaquille O'Neill, mas.... Vamos ao texto!
O filme começa com um pequeno monólogo explicativo dizendo quem são os lanternas, os guardiões e o planeta Oa. A trama segue em frente mostrando o lanterna Abin Sur sendo mortalmente ferido por Parallax (uma entidade feita de medo) e sua busca por um sucessor digno, que o leva ao planeta Terra, onde em seu último fôlego de vida ele passa seu anel e sua bateria para o mulherengo piloto de testes Hal Jordan. Em seguida, vemos Jordan se virando para aprender a controlar os poderes do anel, tentar manter sua carreira de piloto nos eixos, reconquistar o coração de sua antiga namorada (e filha do chefe, a propósito) Carol Ferris e, por fim, derrotar o mesmo Parallax que matou Abin Sur e seu lacaio na Terra.
Pois bem. Isso foi a sinopse. Algo bem previsível e simples, como se pode ver. Ok, típico filme de super-herói para se divertir por uma hora e meia. A história inclusive é contada em um ritmo legal, bem agradável, direto ao ponto.
Não falei que era melhor que Mulher-gato e Aço?

Parallax, o devorador de mundos... Ops! Filme errado!
Agora, vamos aos pontos negativos. Ou devo dizer O ponto negativo? Caracterização. Hal Jordan sempre foi um personagem descontraído, isso é fato. Mas aqui? É quase como se ele fosse o alívio cômico de outro personagem sério. Mas ele é o protagonista, né? Arrisco até o palpite de que seja uma tentativa malfadada de estabelecer Jordan como um "Tony Stark da DC"(Temo muito pelos filmes da DC se eles seguirem a fundo essa tendência de espelhar seus personagens em outros da Marvel...). Outro exemplo? Inventaram de enfiar em um filme do Lanterna logo a (Dra?) Amanda Waller (magra?) e uma instalação governamental de alto sigilo. Força Tarefa X? Projeto Cadmus? Minha aposta é que a "imitação da SHIELD" será mesmo Projeto Cadmus. AINDA reclamando da caracterização e das imitações de filmes Marvel... Bom, o Parallax do filme é basicamente "inspirado" no Galactus do 2º(e último, espero) filme do Quarteto Fantástico.
"Mas Heder, então você está sendo chato só por implicância, não?". Pois é, eu mesmo também pensei isso, ao terminar de ver o filme, mas uma reflexão mais séria mostra que aqui o problema não foi "descaracterizar um pouco o personagem", mas sim FORÇAR os limites para copiar a concorrência(que tem tido várias bolas dentro com seus filmes de super-heróis).
Meu veredicto final? Não vale a pena. Há coisas melhores para se assistir. Algumas até gratuitas. Como? Aticei a curiosidade? Então aguardem o meu próximo "Cinema" para ver O QUE é filme bom...

Reações: