Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pipoca: Gokaiger vs Gavan



Uma franquia de 35 anos que anos que a cada ano vem sendo renovada. Uma franquia de 30 anos que há muito tempo não é revisitada. Um crossover imaginado somente na mente dos fãs mais ardorosos. Lançado nos cinemas nipônicos em Janeiro desse ano, a Toei expandiu sua homenagem aos super sentais para uma homenagem aos Tokusatsus de uma forma geral.

Apesar de parecer simples, Kaizoku Sentai Gokaiger vs Uchuu Keiji Gyaban é um "média-metragem" que deixa os fãs satisfeitos, apesar de um gostinho de quero mais. Tudo começa com os piratas sendo perseguidos por uma nave um tanto estranha. Mas as habilidades piratas de Marvellous conseguem despistar o inimigo... Até que um dragão mecânico derruba o Gokai Galeon na baía de Tóquio! Nossos heróis são confrontados por um homem, de armadura metálica, que os acusa de atos de pirataria. Quando os Gokaiger se recusam a se render, o Policial do Espaço Gavan os rende com extrema facilidade, levando-os sob custódia. A sentença a ser executada é a morte!


Com essa premissa até que simples, o filme segue de uma forma muito rápida. Não se demora para o grande vilão aparecer e os heróis se unirem, mas não ficam (muitas) pontas soltas. As lutas são bem coreografadas e há várias referências a outros sentais, graças ao "otaku" Gokai Silver. Entretanto, é realmente digno de nota a participação de Kenji Ohba, o intérprete do policial de espaço: é simplesmente impressionante o vigor físico do ator, que além do policial interpreta mais dois personagens vividos por ele: Denzi Blue (de Denziman) e Battle Kenia (de Battle Fever J). As cenas de batalha que envolvem Gavan destransformado dão gosto de ver, com ponto extremamente positivo em incluir o policial como um elemento determinante da história do capitão Marvellous!


Há ainda várias pequenas homenagens a tokusatsus em geral... Seja pelo vilão com poderes similares ao herói, seja por várias pequenas nuances que aparecem...

É tudo muito emocionante (especialmente os créditos). Porém...

Pelo tempo, o filme caberia mais como um episódio duplo de Gokaiger do que necessariamente um filme para cinema. Apesar de ser relativamente bem explicado, falta mais tempo de filme para que o fator "ohmeudeusquecoisaincrivel" pudesse fazer mais efeito.

Por favor, não reparem no "treiller" do título... -_-

Apesar de fazer os fãs delirarem, não fará com que a galera que não conhece metal heroes se interesse muito, e mesmo os fãs de super sentai podem achar meio "forçado" como as coisas se desenrolam (confesso que fiquei meio "brochado" com o final do filme). Mas as pequenas nuances já citadas valem a pena uma conferida (principalmente o tema do Gavan tocando no início da luta final!).
Recomendado para quem é fã. Se você é da geração Power Rangers, melhor nem assistir.

Reações: