Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

domingo, 11 de março de 2012

PUNHOS DA FÚRIA: Bruce Lee vs Jet Li vs Donnie Yen, que é o melhor Chen Zhen?


ROUND #01: FIGHT!!!

Esse monte de posts no Gambiarra me incentivou a terminareste que foi o mais trabalhoso entre todos (os 4) que postei até hoje!!! E eleinaugura a minha coluna semanal que terá o título inspirado no tema de hoje: PUNHOS DA FÚRIAAAAA!!!!


Sendo assim, vamos nessa:
Mas afinal, quem foi Chen Zhen? Se você for um true-mother-fucker-fan de filmes de artes marciais talvez saiba, masse for daqueles que curtem filmes de porrada pelo simples fato da violência e nãose apega muito a detalhes vai descobrir um pouco sobre esse fantásticopersonagem neste humilde post.

Diria talvez o mais marcante de todos os personagens docinema de filmes de kung fu de todos os tempos. Isso se deve a uma história quecaminha entre o real e o fictício e mais ainda: - Por ter sido interpretado porgrandes artistas marciais/atores do cinema de Hong Kong.
Chen Zhen infelizmente não existiu de verdade, foicriado pelo escritor de Hong Kong, Ni Kuang e apareceupela primeira vez no clássico Fist of Fury de 1972, estrelado pelo mestre Bruce Lee(lançado no Brasil com o nome de A Fúria do Dragão).

Nos filmes, Chen Zhen é retratado comoum aluno do mestre Huo Yuanjia, fundador da Chin Woo Athletic Association(também conhecida como Chin Woo Faculdade ouEscola Jingwu).


Chenfoi estudar no Japão em plena época da guerra entre China e Japão e interessanteressaltar que Huo Yuanjia realmente existiu e sua escola foidifundida pelo mundo e o estilo de kung-fu perdura até os dias de hoje. Ahistória do mestre e da fundação de Chin Woo foi contada no maravilhoso filmeMestre das Armas de Jet Li.


Chen Zhen fica sabendo da morte do mestre e volta para suacidade natal, lá desconfia da morte de seu mestre que era imabativel emcombate e ivestigando descobre que seu mestre foi envenenado a mandodos japoneses. Estes japoneses são intimamente ligados ao exército esediam-se em um dojo no Distrito Hongkou, Xangai. ChenZhen procura levar os assassinos à justiça e embarca em umamissão para vingar Huo Yuanjia e reviver o legado deseu mestre, o "Espírito Jingwu", já no filme interpretadopor Jet Li, o mestre também foi envenenado, mas morreu ainda em combate com umprofessor do dojo de karatê.

Posteres dos filmes de Bruce Lee, Jet Li e Donnie Yen

A partir desse filme,Chen Zhen tornou-se objeto de inúmeros filmes e sériesde televisão, incluindo remakes e adaptações de Fistof Fury. Muitos notáveis ​​atores/artistas marciais decinema têm retratado Chen Zhen, incluindo Bruce Lee, Jet Li e Donnie Yen. A história deChen Zhen pode variar de acordo com as adaptações,mas quase todos acabam por conduzir a sua missão finalpara vingar Huo Yuanjia e compartilha um final semelhanteao Fist of Fury, contando sempre com a cena icônica da luta contravários oponentes no dojo de karatê dos assassinos de seu mestre e a volta pracasa de Chen Zhen carregando a placa do dojo (para quem entende um pouco deartes marciais sabe que isso é um símbolo de desonra para a academia e seus seguidores).

Pesquisando um pouco mais, descobri que Chen Zhen aparentemente foibaseado em Liu Zhensheng, um estudante real de Huo Yuanjia, quese destacou pelo espírito de liderança e militância contra o regime japonês e que possuía técnicas extremamente apuradas sendo o sucessor imediato de mestre Huo.
_________________________________________________________________

Spoiler Alert: Não leia isso se ainda não assistiu aos filmes!!!
No final de Fist of Fury, temos anítida impressão de que Chen Zhen morre, ao se deparar com um batalhão da polícia na porta da delegacia e ele dá o famoso salto das escadas aplicando uma "voadora" e após a imagem se congelar, escutamos apenas o som dos disparos das armas de fogo. Porém no filme interpretado por Jet Li, Chen Zhen simula sua morte para poder fugir e no filme de Donnie Yen, acompanhamos o que supostamente aconteceu com Chen em seu refúgio usando pseudônimo e um bigodinho pilantra!

_________________________________________________________________
Curiosidades:

Donnie Yen como Kato
Durante a estréia de Legend of the Fist: The Return of Chen Zhen, em setembro de 2010, Donnie Yen foi questionado por repórteres sobre como seu personagem era diferente em comparação com as versões anteriores do Chen Zhen.
Yen respondeu que havia diferenças significativas, e deu a sua definição do personagem - "Chen Zhen é Bruce Lee". Ele disse que a imagem de Chen Zhen foi criada por Bruce Lee em Fist of Fury (1972), e pessoalmente ele é um fã de Lee.

Kato e Green Hornet dos 60's

Ele explicou ainda que certas características de seu personagem foram herdadas de Bruce Lee, como o terno de Mao branca usada por Chen Zhen e o uso dos clássicos nunchakus.


Legend of the Fist: The Return of Chen Zhen presta homenagem a Bruce Lee, Yen decidiu manter o terno Mao branco e o uso de nunchaku, bem como repetindo bordão famoso Chen Zhen, "O povo chinês não são homens doentes do leste! (“Homens doentes da Ásia” na tradução/adaptação para o português), além de usar o mesmo tipo de “kiai” de Bruce Lee, os famosos “gritinhos”.
Neste filme, Yen também veste a roupa de Kato, Sidekick doBesouro Verde na série dos anos 60 em que Bruce Lee debutou nas telas interpretandoo mordomo/guardacostas do herói Dick-Traceano.


Mas o que foi produzido sobre Chen Zhen? (não reparem em algumas traduções toscas, pois usei como fonte a Wikipedia em inglês).


Cinema:
Fist of Fury (精武门), um filme estrelado por Bruce Lee1972 como Chen Zhen. Esta foi a primeira aparição de Chen Zhen na mídia.

Fist New of Fury (新 精武门), uma sequênciade 1976 a Fist of Fury. Neste filme, a noiva de Chen Zhen (interpretadapor Nora Miao) encontra um jovem rapaz de Taiwan chamado Lung, interpretado porJackie Chan, que vai se tornar o sucessor de Chen Zhen.

Fist of Legend (精武英雄), um filme de1994 estrelado por Jet Li como Chen Zhen. No filme, Chen Zhen lutou parasalvar a reputação de Jingwu após a morte de Huo Yuanjia. Ele derrotou umgeneral japonês que era responsável pela morte de seu mestre e escapou deXangai.
Jovem herói (少年 陈 真) 2004 filme estrelado por Tsui Siucomo um jovem Chen Zhen Neste filme, Chen Zhen resgata uma princesaManchu, começando uma aventura em que ele ajuda a princesa e um combatente daresistência chinesa (interpretado por Yuen Biao) a se defenderem dos japoneses.

Legend ofthe Fist: The Return of Chen Zhen ( 武风云 - ), um filme estrelado por Donnie Yen2010 como Chen Zhen. Neste filme, Chen Zhen deixa a China paraajudar os Aliados a atacar os alemães na França durante a Primeira GuerraMundial depois de vingar seu mestre Huo Yuanjia. Ele volta para a Chinadepois da guerra para se juntar a um movimento clandestino de resistência emXangai em parar os japoneses de invadir a China.


Televisão:
A Legendary Fok (大侠 霍元甲), uma série de televisão de 1981,baseada na história de vida de Huo Yuanjia.

O Punho (陈 真), uma sequência de 1982a The Legendary Fok. Bruce Leung reprisou seu papel como Chen Zhen com umnovo enredo. Nesta produção co-estrelou Candice Yu, Lau Wai-man, ChoiKing-fai e Bill Tung. Nesta versão, Chen Zhen se torna um criminoso procuradoapós vingar Huo Yuanjia. Com a ajuda do prefeito de Xangai, ele consegueescapar por fingir a própria morte e se muda para Pequim com o filho Huo, ondelevou uma vida reclusa com novos nomes. A identidade de Chen é finalmenterevelada quando ele entra em conflito com o oficial japonês Sato.
Fist of Fury (精武门), [1] uma série de televisão de 1995 baseada no filme de1972 de mesmo título, produzida pela ATV e estrelada por Donnie Yen como ChenZhen.
Chen Zhen (陈 真 后 传), de 2001, sériede televisão chinesa que conta a história de Chen Zhen após a morte de HuoYuanjia. Bruce Leung tocou Chen Zhen. O elenco de apoio inclui EleQing, Ding Haifeng, Chen Baoguo, Shen e Jin Junyi Qiaoqiao.
The Legend of Huo Yuanjia (霍元甲), umasérie de televisão da China em 2002 que se centra na história de Huo Yuanjia, aacademia de Chen Zhen.

Jingwu Yingxiong Chen Zhen (精武英雄 陈 真),uma continuação de 2002 para The Legend of Huo Yuanjia.

Huo Yuanjia (霍元甲), um remake de 2008de The Legendary Fok. A cena de luta no último episódio e o final é umareminiscência de Fist of Fury e as adaptações anteriores.

Jingwu Chen Zhen (精 武 陈 真),uma continuação de 2008 para Huo Yuanjia. Jordan Chan reprisou seu papelcomo Chen Zhen.

Origens:

Sei que o post ficou longo, mas tinha muita coisa pra falar desse personagem e ainda não tive tempo de me aprofundar nas referências usadas por Bruce Lee ao mestre Yp Man que também ganhou 3 filmes mais recentes, sendo 2 interpretados por Doniie Yen.
Yp e Lee
A história "real" que inspirou o combate contra vários karatecas nos filmes de Chen Zhen:

Mas e o embate proposto? Bem acho que para poder opinar sem ser injusto ou saudosista demais e dizer que igual ao Bruce Lee não existe, vejam abaixo a cena clássica do combate de Chen Zhen interpretada pelos três super artistas marciais que ilustram o banner desse post:

Fist of Fury: Bruce Lee

Fist of the Legend: Jet Li


Lengend Of the Fist: Return of Chen Zhen: Donnie Yen

Concluindo, acho que todos são ótimos filmes e não consigo escolher o melhor, isso porque seria uma heresia dizer que qualquer artista marcial é melhor que Bruce Lee, mas ao mesmo tempo seria injusto falar que um filme dos anos 70 com um orçamento medíocre, atores coadjuvantes e dublês toscos são melhores que uma super produção dos anos 2000 com os recursos de Return of Chen Zhen, e o que está no meio deles, o filme do Jet Li, é nada mais nada menos do que meu filme favorito desse espetacular artista marcial.

Então deixo para vocês se digladiarem nos comentários e definirem qual dos três é o melhor Chen Zhen (pensem no personagem e não no que o ator representa hein?).


Valeu e... K.O!!!

Reações: