Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

terça-feira, 6 de março de 2012

Tokusatsu Review: Ultraman - The Next

Hoje os nerds do ocidente conhecem bem termos como remake e reboot, mas ele está longe de ser um recurso usado apenas pelas editoras americanas de quadrinhos. Em 2004, a Tsuburaya Productions resolve recontar nos cinemas a história do maior personagem da tv japonesa: Ultraman !

O piloto de caças Shunichi Maki, pensa seriamente em abandonar sua carreira no exercito pra ter mais tempo para seu filho, que sofre de uma doença rara e tem poucos anos de vida. Antes disso decide realizar mais um voo, no qual acaba por colidir com um meteoro, e sai ileso! Não ligando muito para esse evento milagroso, Maki continua sua carreira na aviação como um piloto civil. Tempos depois é preso por militares que revelam que o seu acidente não foi "comum", mas  um contato com uma entidade alienígena...e que ele não tinha sido o único a sofre o acidente. Ambas as vitimas do meteoro se tornaram hospedeiros de entidades alienígenas, só que ao contrário de Maki, o outro individuo havia tomado uma forma monstruosa, e ficava cada vez mais forte conforme absorvia habilidades das criaturas da Terra.

O hospedeiro que tornou-se um monstro foi o primeiro ser a ser identificado pelo exercito, por isso ficou conhecido como The One. Só que infelizmente os militares não conseguiram conter suas mutações por muito tempo, e ele acabou fugindo assim que adquiriu poder suficiente. Nesse momento, Maki involuntariamente se transforma num gigante prateado, que a cientista Sara denomina como The Next.

O filme Ultraman - The Next, é parte de uma empreitada que visava renovar a franquia Ultra para um público mais velho. De forma inteligente, The Next revisa a origem do personagem mostrada pela primeira vez em 1966, num filme com excelente produção e atuações críveis. Acredito que muitos leitores dessa coluna devem conhecer outros filmes de tokusatsu das franquias Kamen Rider e Super Sentai (feitos pela Toei), e já adianto que The Next em nada lembra essas produções. Embora quando o Ultraman entre em combate ainda seja um dublê fantasiado (e o monstro de borracha), toda a ambientação do filme é realista, e não vemos aqueles personagens caricatos típicos de um live-action japonês voltado ao público infantil.

Como parte do Ultra N Project, o longa serviu como base para a série televisiva Ultraman Nexus, que acabou não fazendo o sucesso esperado devido a sua temática sombria. Com isso a renovação de público que a Tsuburaya queria não aconteceu, e o seriado seguinte voltou a ter o foco nas crianças.


E abaixo um clip com a música de abertura da série Ultraman Nexus, sequência direta do filme, que teve 37 episódios e um especial.



Quem quiser ter o filme na estante, pode encontra-lo facilmente nas lojas "Americanas" da vida, só tendo como ponto negativo a total falta de extras. Só fico triste do filme ter saído aqui sem nenhum alarde, pois tenho certeza que atingiria em cheio as pessoas que viram as séries originais na TV... comprem !

Reações: