Teste Teste Teste

comments powered by Disqus

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fliperama Mobile: Grandes RPGs de bolso


Muitos não querem admitir, mas o rpg japonês morreu nos consoles. Mas quem disse que as únicas plataformas disponíveis são os consoles de mesa ? Vejam aqui grandes sagas rpgísticas lançadas apenas para celular... e para o Zeebo !

Sou um fanático por rpgs orientais. Já terminei vários jogos que eu não entendia nada da história, virei noites em batalhas de turnos, e também me decepcionei fortemente nas eternas quests feitas apenas pra "grindar" personagens. Com pesar descobri que essa era acabou junto com a atual geração de consoles, mas tive um grata surpresa ao adquirir um smartphone e pesquisar a palavra rpg na Android Market, atual Google Play. Abaixo, vejam 5 franquias excelentes que nada devem ao espírito #japaixão de fazer jogos... apesar de muitos serem da Coreia.

Zenonia - Criada pela sul-coreana Gamevil, a saga começa com o personagem Regret, que após a morte de seu pai adotivo, descobre ser uma criatura que tem parte de seu sangue amaldiçoado, e que muitos querem usa-lo pra renascer o "Dark Lord". Com uma jogabilidade e gráficos semelhantes ao Zelda de Super Nintendo, Zenonia foi um grande sucesso na Apple Store em 2009 e até foi lançada uma versão em português no Zeebo, falecido console da Tec Toy. Atualmente a saga já está em seu 4o capítulo, que é continuação direta da história do primeiro jogo.


Trinity Crest - Um jogo que me surpreendeu, embora meus elogios estejam apenas direcionados a qualidade gráfica, sonora e de artwork... o game só saiu no Japão ! O rpg mostra um grupo de jovens guerreiros que tenta derrotar uma organização maligna (óbvio), e para isso utilizam os artefatos misticos de uma antiga civilização que lhes concedem poderes inimagináveis. De cara o game parece um Final Fantasy VII com gráficos e jogabilidade MUITO melhoradas do Final Fantasy VI, que é de longe meu título preferido da franquia. Recentemente saiu a sequencia, Eternal Quest, também apenas no idioma japonês. Ouvi dizer que tem um patch em inglês rodando a internet, mas vou esperar um pouco e ver se não lançam algo oficialmente...


Chronicles of Inotia - Acompanhe a saga de Fëanor, um guerreiro em eterna batalha contra o dragão demoníaco Deathtaker ! Dizem que o primeiro jogo é horrível, mas as três sequências são um belo exemplo da Com2Us de como sabe fazer rpgs de ação para celulares e tablets. O que mais gostei nessa franquia é do excelente sistema de evolução de classes e de armas, além e ter os menus mais fáceis de lidar que já vi no meu Galaxy. O que facilita demais quando jogamos numa tela tão pequena.


Chaos Rings - Indo na contramão das produtoras coreanas que fazem apenas jogos 2D "old school", a Square Enix criou essa saga de rpg exclusiva para Iphone e Ipad. Aqui as batalhas são sempre em duplas, e acompanhamos a saga épica de diversos casais que enfrentam Qualia, um mal que está destinado a destruir todo o espaço-tempo. Sendo produzido por uma gigante do mercado de games, é um dos poucos rpgs para celulares que teve grande destaque na mídia. Claro que um excelente site oficial facilita muito mais a vida dos jogadores :)


Celes Arca - Um MMORPG padrão, milhares de classes e armas pra evoluir, jogabilidade simples e bem adaptada para as telas de toque...e um grande mundo para explorar. Duvido que tenha um servidor nacional dele, mas tem MUITOS brasileiros jogando esse título. Recomendado para fãs de Ragnarok que queira uma experiência parecida em seus celulares.


PS: Particularmente eu não curto e nem entendo muito de rpgs online, aposto que tem uns 100 jogos iguais a esse por aí...

SEED era pra entrar na lista também, mas fica pra um segundo post...
Esse pequena lista não deve mostrar nem 90% dos rpgs de qualidade para celulares e tablets, mesmo porque não avalia muitos títulos da Apple Store. Mas o conteúdo acima ilustra bem a intenção do título dessa postagem: o rpg oriental não morreu e vive muito bem no bolso de milhares de jogadores. Fãs do gênero que procurarem um pouco, com certeza acharão títulos de seu agrado, tornando as filas de espera em bancos ou aquelas "dores de barriga" muito mais interessantes XD

Reações: